Descrição enviada pela equipe de projeto. Este apartamento situa-se na cidade de Lisboa, integrado num dos poucos edifícios que restam de finais do séc. XIX, na Praça José Fontana.
Piso acrescentado no início do século XX, a uma construção original de 3 pisos seguiu os métodos e ritmos construtivos originais, com a particularidade de em toda a sua frente correr uma varanda em ferro fundido que lhe dá carácter particular.
A requalificação do apartamento com cerca de 182 m2 de área bruta, e um pé direito de 3,15 m (mais baixo que os restantes pisos), teve em conta as exigências espaciais da vida contemporânea, e contou com um programa fornecido pelo cliente: Entrada, Living Room, Escritório, Quarto de Hóspedes, Arrumos, Master Bedroom, Cozinha e WC de Visitas. Com este programa pretendia-se também uma separação entre o espaço mais social e o privado.
A entrada original dava para um corredor muito estreito que infletia, tornando a percepção do espaço desagradável e acanhado. Demoliu-se um quarto interior, no sentido de criar uma entrada generosa e ampla, mas deixando como registo a vermelho a memória da dobra do corredor.
Vários pequenos compartimentos de tabique foram desmanchados para dar lugar a um Living Room confortável e amplo com contato direto sobre a Praça, através de um conjunto de quatro vãos de sacada comunicantes com a varanda.
Pretendeu-se deixar o máximo de registos do espaço original, tendo particular cuidado na recuperação dos pavimentos e das portas existentes criando um diálogo de sintonia com o novo desenho.
Princípio do projeto: recuperar a alma do espaço original adaptando-o aos requisitos contemporâneos.